Promovemos modos de produção amigos do ambiente!

O Município de São Pedro do Sul pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do seu território, reconhecendo a importância da produção local e designadamente da agricultura, atividade que queremos potenciar em termos económicos valorizando os produtores, melhorando as suas condições de vida e os seus rendimentos.

A agricultura é um pilar essencial para o desenvolvimento do nosso território, não se cingindo apenas à produção de alimentos, mas contribuindo para a conservação da natureza, a gestão da paisagem e a promoção do turismo.

Queremos promover sistemas de produção agroecológicos que respeitem os recursos naturais e contribuam para produzir alimentos saudáveis e de qualidade. Pretendemos ainda promover o consumo local da nossa produção, continuando a investir nos circuitos curtos de comercialização como o mercado municipal e as feiras de produtos realizados nas freguesias, apoiando a concretização dos objetivos da Bio Região.

Temos, pois, que ter uma abordagem multissetorial do mundo rural, envolvendo a agricultura, o turismo, a cultura, a sociedade em geral e a economia local.

Este gabinete tem ao seu serviço um técnico de sociologia e dois engenheiros agrónomos que, entre outros, prestam os seguintes serviços:

  • Desenvolvimento de atividades do plano estratégico da Bio Região;
  • Concretização de parcerias com diversos projetos europeus e nacionais (ESAV; CIM Dão Lafões; Faculdade de Ciências de Lisboa etc.)
  • Apoio à realização dos eventos anuais ligados a produtos endógenos promovidos pelo Município e pelos parceiros;
  • Sistema de informação para os agricultores/produtores agroalimentares: terras disponíveis; incentivos nacionais e comunitários; disponibilização dos apoios municipais;
  • Serviço de aconselhamento agrícola ao agricultor: nutrição vegetal/solo; identificação de pragas e doenças; tratamentos fitossanitários; culturas a instalar; segurança, higiene e saúde no trabalho;
  • Apoio na implementação da Certificação MPB, e outras que se justifiquem;
  • Promoção de Formação Profissional na área agrícola;
  • Promoção de ações de sensibilização em áreas de interesse do produtor nas freguesias;
  • Desenvolvimento de atividades nas escolas (hortas, ações de sensibilização, visitas a explorações);
  • Acompanhamento aos produtores da Horta da Misericórdia de Sto António.

Parcerias/projetos
“Mapa dos Segredos Gastronómicos” *
O projeto “Mapa dos Segredos Gastronómicos” será desenvolvido pela ADDLAP, em parceria com os municípios do território de intervenção da associação (Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela) e CIM Viseu Dão Lafões.
Este projeto assume como objetivos principais:

  • Contribuir para a afirmação do território de intervenção da ADDLAP e da própria Região CIM Viseu Dão Lafões como destino turístico de excelência;
  • Desenvolver novos produtos turísticos, novos roteiros de visitação e experiência;
  • Promover os agentes e operadores destes territórios que operam na cadeia de valor do sector turístico;
  • Atrair novos públicos nacionais e internacionais através da oferta de experiências de turismo mais estimulantes, estruturadas e permanentes.
As atividades do projeto, decorrerão entre março de 2022 e o fim de março de 2023, e serão distribuídas por três fases diferentes. A primeira consiste no levantamento de informação e desenvolvimento de uma Carta Gastronómica e Vínica, a segunda designada “Academia Segredos Gastronómicos” inclui a divulgação da mesma através de workshops e ações entre produtores e chefs/cozinheiros e na terceira, a criação da Rota dos Segredos Gastronómicos, serão colocadas em prática experiências para a valorização da região, dos seus produtos, assim, como, da Carta desenvolvida neste mesmo projeto.
*Texto ADDLAP

Projecto: Aldeias de Portugal*

  • A ADDLAP pretende classificar 5 Aldeias do seu território de intervenção (em S. Pedro Sul a aldeia de Pindelo dos Milagres).
  •  Cobertura do projeto no que diz respeito ao Marketing e à Comunicação. Estas áreas aplicam-se ao projeto em si como um todo, e a cada uma das aldeias intervencionadas individualmente.
  • Materialização de uma dinâmica social que envolva as forças vivas da Aldeia num processo inovador ou criativo de valorização do seu património.
  • Criação de um conjunto de produtos estruturados orientados para as experiências turísticas a criar na Aldeia.
  • Reuniões de Parceria com distribuição regional, a realizar em Aldeias Classificadas, com o intuito de monitorizar o projeto e definir / ajustar a Estratégia Futura da Parceria em relação à rede Aldeias de Portugal.
*Texto ADDLAP

CONTACTOS
E-mail: gadr@cm-spsul.pt
Telemóvel: (+351) 919 761 436 - - “Chamada para rede móvel nacional, de acordo com o nº3 do artigo 3º – Decreto-Lei nº59/2021”
Telefone: (+351) 232 720 140 extensão 358 - “Chamada para rede fixa nacional, de acordo com o nº3 do artigo 3º – Decreto-Lei nº59/2021”