Promovemos modos de produção amigos do ambiente!
(+351) 232 720 140 - Chamada para rede fixa nacional
Bio Região

O que são Bio Regiões?

As Bio/Eco Regiões foram criadas pela Associação Italiana de Agricultura Biológica (AIAB Campania) em Cilento, Província de Salerno, Itália, onde nasceu em em 2009 a Bio região de Cilento.

Posteriormente, em 2014, as organizações que iniciaram a experiência das Bio Regiões criaram o IN.N.E.R. International Network of Eco-Regions que é a Associação Internacional das BioRegiões.

Atualmente, existem cerca de 150 municípios italianos no processo e o INNER tem já adesões de países como a França, Áustria, Suíça e Portugal.

No nosso país, Idanha-a-Nova, a CIM do Alto Tâmega e São Pedro do Sul pertencem já à rede de Bio-Regiões.

Image

O que é uma Bio Região?

Pretende-se, através da criação das Bio-Regiões, assumir, a nível territorial, uma estratégia conjunta (que reúna agricultores, associações, operadores turísticos e de outros setores, cidadãos, em conjunto com o poder local) para a gestão sustentável dos recursos, com base em modelos de produção agroecológicos/biológicos baseados no respeito e na valorização dos recursos locais, e de modo a atingir um patamar de desenvolvimento económico, social e cultural, com base em padrões de justiça e solidariedade.

O círculo virtuoso das Bio Regiões tem 5 pontos:

  • Agricultura/Agroecologia: Combina respostas técnicas que permitem conciliar produtividade com baixa pressão sobre o ambiente e gestão sustentável dos recursos; Agricultura Biológica; Permacultura...
  • Ambiente: Uso eficiente da água, solo e energia; a importância da paisagem; a importância das variedades regionais;
  • Economia: A economia circular; a promoção dos circuitos curtos; a bio economia (inovação na área da biotecnologia para criar ou melhorar processos industriais com base em fontes biológicas renováveis);
  • Cultura: O território torna-se património torna-se património cultural e marca territorial;
  • Sociedade: Controlo social sobre a qualidade alimentar; garantir a participação de todos; justiça social; agricultura social/inclusiva.

Historial da Bio Região de São Pedro do Sul

Idanha-a-Nova foi o primeiro Município a aderir à Rede Internacional de Bio Regiões em fevereiro de 2018. São Pedro do Sul começou desde logo a posicionar-se no sentido de aderir a este movimento, e uma das iniciativas que lançou foi o evento “Vila Maior Aldeia Bio” em Julho desse mesmo ano onde se realizou um seminário sobre Agricultura Biológica e que reuniu expositores Bio do concelho e convidados, tendo sido a primeira mostra nesta área.

  • Fomentar a cultura alimentar local e o consumo de produtos locais e sazonais;
  • Fomentar o consumo de produtos provenientes de uma agricultura sustentável;
  • Combater o desperdício;
  • Melhorar os níveis de saúde da população.

Posteriormente foi constituído um grupo de trabalho com produtores, o Instituto Politécnico de Viseu, consumidores, técnicos agrícolas, representante dos hoteleiros, e o Município.

Este grupo reuniu quinzenalmente a partir de setembro de 2018 e preparou o 1º Fórum a realizar aquando da visita do Presidente da Rede Internacional de Bio Regiões (INNER).

O Presidente do INNER Salvatore Basile e o representante em Portugal Custódio Oliveira, visitaram São Pedro do Sul em Novembro de 2018 fizeram um périplo de dois dias pelo concelho e participaram num Fórum local onde foi apresentada um esboço da estratégia para a Bio Região e onde os presentes manifestaram interesse em aderir ao processo.

Após estas diligências, reconheceram que reunia as condições necessárias para ser uma Bio Região, tendo sido feita uma pré-adesão ao INNER.

Nos meses seguintes o grupo trabalhou na estratégia, contatou produtores, escolas e outras entidades e promoveu a assembleia de fundadores da Associação da Bio Região de S. Pedro do Sul (ABRE), que veio a ser criada no dia 20 de março de 2019 e que reuniu cerca de 40 sócios (produtores, autarquias, hoteleiros, um agrupamento de escolas, IPSS, Juntas de freguesia, os 2 GAL, a Termalistur, etc.

Este processo foi concluído no dia 3 de abril de 2019 durante o SIBTUR - Simpósio Internacional de Boas práticas no Turismo, que se realizou no Auditório do Balneário Rainha D. Amélia – São Pedro do Sul, com a adesão formal à Rede Internacional de Bio Regiões.

Hora de Agir Episódio 1 - de 30 jul 2022 - RTP Play - A Bio Região de São Pedro do Sul
www.rtp.pt/play/p10530/e632884/hora-de-agir