Projeto MAIs (Mulheres Agricultoras no Interior)
Este é um projeto enquadrado no programa EEA Grants com a duração de vinte e cinco meses com início em setembro de 2020.
O projeto MAIs pretende aumentar a participação cívica e associativa das mulheres agricultoras nas regiões do interior, através da sua capacitação, contribuindo para a maior visibilidade do seu papel social e para o aumento da igualdade entre homens e mulheres. A literatura nacional e europeia é consensual na afirmação de que a participação das mulheres no crescimento económico e estratégico para os objetivos da EU2020, e que o seu papel nas áreas rurais e na agricultura é de enorme importância.
O projeto, enquanto experiência piloto passível de ser replicada no futuro em diferentes regiões, será aplicado através de um plano de ações locais de capacitação destas mulheres, em dois concelhos da região interior centro de Portugal – São Pedro do Sul e Sabugal – permitindo equacionar o impacto desta capacitação de acordo com algumas variáveis diferenciadoras, como idade, escolaridade, formação e nível inicial de participação associativa, quer com outras variáveis estruturais, como o isolamento e o envelhecimento da população. Todas as atividades serão estruturadas priorizando as necessidades diagnosticadas na primeira fase do projeto junto das mulheres, através de inquéritos por questionário e grupos focais. Estas ações serão também implementadas na Noruega, com o apoio da RURALIS, em particular dedicadas à partilha de boas práticas na capacitação e empoderamento de comunidades rurais e mulheres agricultoras.
A intervenção inclui um workshop para técnicos locais (autarquias, associações locais), para disseminação do ’Roteiro de Intervenção MAIs’, potenciando a sua utilização em futuras intervenções de capacitação de mulheres agricultoras, garantindo a sustentabilidade pós projeto.